sábado, 12 de julho de 2008

Conclusão do primeiro semestre da primeira turma

As aulas do primeiro semestre da primeira turma da especialização em Pós-Produção para Cinema, Televisão e Novas Mídias terminaram no dia 5 de julho. Nesse período foram oferecidas as disciplinas Pós-Produção para as Diversas Mídias, Teoria da Imagem e do Som Digitais, Estética e História dos Efeitos Visuais, Colorização e Composição Digital e Tópicos de Computação Gráfica.

A disciplina Pós-Produção para as Diversas Mídias foi ministrada por João Victor Gomide, coordenador da especialização, e abordou os diversos aspectos da pós-produção, tanto do ponto de vista teórico quanto prático, com exercícios nas ilhas de edição e composição da Produtora Experimental da UNA. Nos exercícios foram trabalhadas técnicas da pós-produção e da edição, utilizando os programas Final Cut e Adobe Premiere. Essa disciplina será concluída em agosto e os vídeos desenvolvidos pelos alunos serão disponibilizados no blog. Para finalizar os trabalhos, serão utilizados também os programas After Effects e LiveText. O professor teve um tutorial selecionado para ser apresentado no Sibgrapi 2008, que é o congresso de computação gráfica e tratamento digital de imagens mais importante da América Latina. O texto desse tutorial será publicado em breve no blog.

Na disciplina Teoria da Imagem e do Som Digitais, o diretor de fotografia Marcello Marques trabalhou com a turma técnicas profissionais de captura digital da imagem e do som. Para isso, foram utilizadas as câmeras HVX-200, da Panasonic, e uma filmadora de 16 mm com videoassist colorido. O enfoque foi mais concentrado na imagem digital em movimento. Um aprofundamento maior do áudio digital será dado no segundo semestre, na disciplina Laboratório de Sonorização, com o prof. Nélio Costa.

A disciplina Estética e História dos Efeitos Visuais, lecionada pelo prof. Arttur Ricardo, apresentou um panorama geral do tema desde os primórdios do cinema. Iniciou com as inovações de Georges Méliès e o stop-motion e abordou a evolução na criação e realização dos efeitos visuais até os dias atuais, com a imagem digital. Foram apresentados exemplos e discutidas as técnicas envolvidas nos mesmos.

A disciplina Colorização e Composição Digital foi ministrada pelo diretor de fotografia Carlos Ebert, que possui uma vasta experiência no cinema e em diversas mídias, seja na publicidade ou em longas-metragens. Ela foi concentrada em dois fins-de-semana, com 32 horas, onde foi apresentado o workshop Cinematografia Digital do professor. Ao final, foi realizado um curta-metragem utilizando a câmera HPX-500, da Panasonic, e um sofisticado aparato de lentes, iluminação e som, para se trabalhar o conteúdo da disciplina. Esse material está sendo finalizado na disciplina Pós-Produção para as Diversas Mídias.

Os Tópicos de Computação Gráfica foram dados pelos profs. Juliana Weinberg e Arttur Ricardo. Na disciplina foi abordada a modelagem 3D e sua utilização na pós-produção. Para tanto, foram utilizados os terminais dos laboratórios de multimídia com o programa Blender3D. Esse é um programa livre e de código aberto muito poderoso, que apresenta recursos equivalentes aos melhores softwares comerciais do mercado. Mais informações sobre esse programa podem ser encontradas no site http://www.blender.org/.

Para o início do próximo semestre, o vídeo-artista Éder Santos ministrará a disciplina Técnicas de Efeitos Visuais, que passará a ser chamada Videoarte. O Éder é o vídeo-artista brasileiro com a obra mais consistente e mais reconhecida fora do Brasil. E é mineiro, de Belo Horizonte!

A especialização, que nesse semestre aconteceu no campus Buritis da UNA, será transferida para o campus Liberdade, em frente ao Cine Belas Artes. Ela passará também a contar com trinta terminais de computador com o pacote Adobe Production Premium, que possui os softwares Premiere, After Effects, Flash, Photoshop e Illustrator, além do equipamento que já está sendo usado. Bons tempos nos aguardam!