domingo, 28 de junho de 2009

Efeitos Especiais com o Alonso Gonçalves

O mestre dos efeitos especiais Alonso Gonçalves está ministrando uma disciplina do curso. O Alonso tem pleno domínio das técnicas de explosões, transformações de cenas e lutas. Ele está, pela primeira vez, revelando e disponibilizando os seus conhecimentos. Os alunos estão fazendo oficinas de gravação de cenas de lutas e construindo artefatos para realizar tiros e explosões, além de aprender a trabalhar com o material nos cenários, nos figurinos e na pós-produção. Essa disciplina fará parte do curso a partir dessa segunda turma.

O Alonso Gonçalves tem diversos trabalhos realizados para o cinema e para a TV Globo e TV Record. Concluiu também diversas obras autorais, como o longa metragem "Confronto Final", com os atores Jackson Antunes e Patrícia Novaes.

Além disso tudo, ele desenvolveu um sistema para "transfer" de alta qualidade. O sistema foi apresentado no Palácio das Artes e os resultados obtidos na transferência de vários formatos de vídeo para película são impressionantes. O transfer deve ser utilizado nas próximas produções que demandem essa técnica do curso de Cinema da UNA e da pós-graduação, substituindo outras soluções comerciais empregadas até o momento.

O Alonso foi também diretor técnico e artístico da Belcolor. Belcolor é o laboratório de revelação e ampliação de fotografia mais importante de Minas Gerais até o início do século 21, em seus tempos áureos, ou argênteos, antes da imagem digital. Seja muito bem vindo, Alonso!

sábado, 6 de junho de 2009

De volta

Pessoal, depois de um longo tempo, vamos voltar a renovar o blog! Muita coisa aconteceu nesses meses e o saldo é muito positivo. A primeira turma se formou e a segunda está terminando os trabalhos de conclusão de curso (TCC), para o dia 4 de julho. E uma terceira iniciou em março de 2009. Os TCCs variaram entre produtos audiovisuais e monografias sobre pós-produção. Vamos disponibilizar alguns deles no blog em breve.

A Produtora Experimental da UNA cresceu bastante, com a aquisição de mais equipamentos e a construção de um estúdio grande para gravação, com toda a infraestrutura, sob a coordenação do Marcello Marques, diretor de fotografia e da produtora SuiGeneris Filmes e professor do nosso curso. A mudança de endereço trouxe muitas vantagens, como a vizinhança da Praça da Liberdade, com o charme da sua arquitetura e seus jardins, do Palácio das Artes, da Biblioteca Pública, do Cine Belas Artes e de toda a vitalidade da região.

A escolha de propor esse curso de especialização tem se mostrado cada dia mais acertada. Os formatos e meios de produção no cinema, na televisão e nas novas mídias têm se transformado radicalmente e de forma muito rápida. E têm se tornado acessíveis a um público maior do que a poucos anos atrás, quando somente as emissoras de televisão, grandes produtoras e finalizadoras podiam contar com equipes e equipamentos de pós-produção.

Bem, voltamos à ativa na internet e vamos atualizar essas discussões e postar novidades.