domingo, 8 de novembro de 2009

Artigos sobre efeitos visuais, animação e mocap

Estamos colocando dois links de artigos acadêmicos na área da pós-produção, do coordenador do curso. Eles são importantes porque existem poucos esforços no Brasil em se produzir trabalhos acadêmicos abordando aspectos práticos, do dia a dia, da pós-produção.

O artigo sobre efeitos visuais, prometido anteriormente, foi finalmente publicado. Ele foi apresentado como um tutorial no XXI Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing (SIBGRAPI 2008). Ele está disponível para baixar aqui.

O outro trabalho, sobre Animação de Personagens e Captura de Movimento, também está disponível para baixar aqui. Esse foi apresentado em outubro de 2009 durante o VIII Brazilian Symposium on Digital Games and Entertainment (SBGAMES 2009).

O coordenador do curso de pós-graduação coordena também um projeto de pesquisa de um sistema óptico de captura de movimento em tempo real, de código aberto, para animação de personagens, apoiado pelo CNPq e pela FAPEMIG. Essa pesquisa é inédita no Brasil para animação de personagens. E o protótipo está em funcionamento e sendo aprimorado. O link para o vídeo está disponível no endereço http://www.4shared.com/get/148560742/249b2270/mocap.html.
e o arquivo tem 33 MB. Ele demonstra que o sistema já faz toda a captura de movimento em tempo real, de ponta a ponta.

A relevância desse projeto pode ser percebida pela produção e pesquisa intensas na área em países com produção audiovisual de alta qualidade. Basta ver a esmagadora maioria dos jogos de sucesso, que utilizam a tecnologia (nenhum jogo brasileiro utiliza essa tecnologia), e o lançamento mundial do filme "Os Fantasmas de Scrooge" no dia 06 de novembro, pelos Estúdios Disney e dirigido por Robert Zemeckis. O Zemeckis, juntamente com o Spielberg, é um entusiasta da tecnologia, puxando-a para novos horizontes (Expresso Polar, Casa Monstro, A Lenda de Beowulf).

Nenhum comentário: